Bem-vindos a ECIL Contabilidade

Precisando de um escritório contábil, Assessoria tributária, abertura de empresas, treinamento e desenvolvimento?

Erros que podem te levar à malha fina

Erros que podem te levar à malha fina

O que é a malha fina do Imposto de Renda?

Cair na malha fina da Receita Federal significa que a sua declaração do Imposto de Renda apresentou algum problema. O erro pode ser um dado preenchido incorretamente, algum rendimento incompatível ou, até mesmo, uma suspeita de fraude em análise.

Algumas dicas para não cair na malha fina:

▪️ Faça a declaração com antecedência;


▪ Apresentar dados legítimos. Fraudar documentos é crime;


▪️ Todas as informações devem ser coerentes com as da fonte pagadora;


▪️ Se você optar pela declaração em conjunto, atente-se para registrar todos os rendimentos do seu cônjuge;


▪️ Insira adequadamente todos os comprovantes de rendimentos;


▪️ Erros de digitação – Um número a mais ou a menos faz muita diferença no valor e esse simples equívoco pode levar à malha fina.


▪️ Omissão de rendimento – A não informação de renda obtida através de aluguel ou outra forma de renda em sua declaração, mas o inquilino ou comprador declarando, será identificado uma inconsistência e ambos poderão cair na malha fina.


▪️ A inclusão do mesmo dependente em mais de uma declaração – O mesmo CPF não pode constar em mais de uma declaração e esse costuma ser um erro bastante comum entre os pais.


▪️ Confundir dependente e pensão alimentícia – A pensão alimentícia é considerado alimentando e não dependente.

Caí na malha fina, e agora?
Caso seja apenas um erro de preenchimento ou algum dado esquecido,  o problema pode ser resolvido através de uma declaração retificadora de IR, que é feita no próprio programa que faz a declaração.

É possível cair na malha fina sem motivos. Nesse caso, aguarde a Receita Federal fazer a notificação oficial e, então, apresente os documentos que mostrem que você está certo.

Caso o contribuinte não faça nada após cair na malha fina e ser notificado, a multa é de 75% em cima do valor do imposto, além de ter seu nome colocado no Cadin, o cadastro de pessoas que têm dívidas com órgãos federais.

Seguindo essas orientações e sendo acompanhado por um contador, você certamente diminui as chances de cair na malha fina e vai evitar uma enorme dor de cabeça.

Clique aqui e fale conosco

Share this content:

Deixe uma resposta

Site ECIL Contabilidade | Buscando inovação para melhor atender!